Projeto pretende levar educação financeira para 25 milhões de estudantes

Que a educação financeira é importante, isso a gente já sabe, né?

O próximo – e desafiador – passo é conseguir levá-la da melhor maneira e mais rápida possível aos quatro cantos do país, do Oiapoque ao Chuí, não importando idade e classe social.

Essa semana tivemos uma boa notícia sobre esse tema.

A Forbes publicou uma entrevista com Renato Brito (diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC) que falou sobre um projeto importante que tem a expectativa de ser assinado agora em julho entre o MEC e a CVM.

Trata-se de um programa de capacitação de educação financeira para professores de escolas da rede pública e privada, que deve ocorrer de forma on-line e gratuita para que, após a capacitação, eles possam disseminar esse conteúdo para milhões de alunos no país.

De acordo com Renato, temos atualmente 140.000 escolas públicas no país e 40.000 escolas privadas, totalizando aproximadamente 2,3 milhões de professores. A meta é conseguir capacitar em 3 anos de projeto, 500.000 professores que serão aptos a levar a educação financeira em um modelo de disciplina transversal. Se alcançada essa meta, a expectativa é que o número de alunos impactados possa chegar a 25 milhões. A prioridade será para os últimos anos do Ensino Fundamental.

Vale lembrar que, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a temática da educação financeira já é considerada e de forma transversal. Logo, esse projeto tem o objetivo de fomentar e alavancar algo que já está no papel, mas sabemos que é uma carência para milhões de brasileiros.

Não somente professores de matemática poderão ser capacitados e sim qualquer um que tenha interesse pelo tema e na disseminação do assunto junto aos seus alunos.

A carência de educação financeira no nosso país é latente e é muito importante ver iniciativas como essa na mesa de discussão.

Infelizmente, os números atuais são alarmantes. Mencionando um dado do grupo beneficiado, que são os estudantes,  no último ranking Pisa 2018 o Brasil ficou em 17º lugar em uma lista de 20 países quando o tema foi conhecimentos financeiros.

Considerando o contexto atual e o quanto a educação financeira está presente no dia a dia das pessoas, ela deveria ser disciplina obrigatória e não somente “transversal”. Por que aprender fórmula de Bhaskara ou MMC e MDC é mais importante do que aprender educação financeira para entender como  fazer planejamento das suas finanças, como administrar a mesada, entender a importância de se preparar para aposentadoria ou mesmo utilizar o cartão de crédito de forma saudável e não cair nas armadilhas do consumo?

A Kekka acredita que a educação financeira tem o poder de transformar a vida das pessoas proporcionando bem-estar, tranquilidade e realização de sonhos.

Que venham mais iniciativas e que elas se tornem realidade, ajudando a vida de milhões de brasileiros.

Para ter acesso a reportagem na íntegra:

https://forbes.com.br/forbes-money/2021/06/iniciativa-do-mec-e-cvm-deve-levar-educacao-financeira-a-25-milhoes-de-estudantes-brasileiros/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido!